Climatização blindada para locais críticos.
Construir esse complexo sistema dentro de um hospital em plena operação e garantir que todos os detalhes fossem cumpridos para obter resultados finais excelentes, exigiu muita aplicação de engenharia, metodologias técnicas e criterioso planejamento de execução de obra.
OBRA REALIZADA
Blindamos a unidade com relação à atmosfera exterior.
O ICESP – Instituto do Câncer de São Paulo é um lugar onde o cuidado e a esperança se encontram em cada corredor. Recentemente, demos mais um passo em direção ao bem-estar e segurança dos pacientes ao participar da obra de implantação do sistema de ar-condicionado dedicada exclusivamente ao Transplante de Medula Óssea (TMO) e Hematologia, ocupando uma área de aproximadamente 1000 metros quadrados.
Para garantir que a unidade atendesse aos mais altos padrões de qualidade e segurança, fomos responsáveis pela implantação do sistema de ar-condicionado que, atendendo às exigências médicas, está plenamente apto a promover níveis elevados de qualidade do ar interno através de sistemas de filtragem de alta eficiência com filtragem HEPA.
Além disso, como requisitos fundamentais para a segurança dos pacientes e eficácia dos processos médicos, o sistema mantém rígido controle dos parâmetros ambientais de temperatura e umidade do ar, além de promover cascatas monitoradas de pressão ambiente entre as diversas áreas da unidade garantindo o isolamento entre elas, bem como, blindando a unidade com relação à atmosfera exterior. Com isso, é possível mitigar as possibilidades de ocorrência de contaminação cruzada.
O corredor interno de circulação é, também, atendido pelo sistema e mantém sua pressão ambiente positiva em relação ao exterior. Desta forma, é possível que a circulação controlada de pacientes se dê em condições seguras.
O sistema foi criteriosamente projetado para atender a essa missão. Baseado em tecnologia de expansão indireta, conta com condicionadores de ar do tipo AHU (air-handling units) e sistema de distribuição de ar com dutos fabricados com placas rígidas isolantes com revestimento de alumínio e tratamento antibactericida. Esses equipamentos contam com controle de vazão linear comandados por inversores de frequência, O tratamento térmico é feito por serpentinas de água gelada. A filtragem de ar se dá em 3 estágios sendo, o último, dotado de filtros absolutos ISO35H.
Construir esse complexo sistema dentro de um hospital em plena operação e garantir que todos os detalhes fossem cumpridos para obter resultados finais excelentes, foi um desafio que exigiu muita aplicação de engenharia e metodologias técnicas, além de, planejamento de execução de obra criterioso.
Garanta a excelência no cuidado aos pacientes e a segurança das operações médicas em sua unidade de saúde, entre em contato conosco hoje mesmo. Descubra como podemos transformar seu ambiente hospitalar, proporcionando condições ideais para tratamentos de alta complexidade e contribuindo para o sucesso de sua instituição na vanguarda da medicina.